Boot(vis) no XP
Ao ligarmos um computador ocorrem vários procedimentos até que ele esteja pronto para uso, isso varia em relação à tecnologia, sistema operacional e alguns outros fatores. No caso de computadores com o Windows XP instalado esse processo é executado após a inicialização e verificação do hardware feito pela máquina, que nós chamamos coloquialmente de boot, diminutivo dos termos em inglês bootstrap e/ou boot loader.
Vários problemas podem ocorrer nesse processo de boot, alguns vírus causam danos exatamente nessa fase, alguns arquivos danificados só apresentam as conseqüências quando damos boot e há quem tenha até calafrios ao desligar e religar o computador para saber se ele está ainda funcionando bem. Para essa preocupação devemos seguir todas as boas práticas de uso e segurança, algumas já comentadas nessa coluna.
Outra preocupação comum dos usuários do Windows XP é ter um boot lento. Sem dúvida, quanto melhor e mais rápido for o computador, maior a chance de ter um boot mais rápido, e o hardware é parte decisiva nesse tempo para o boot; mas mesmo assim algumas máquinas podem ter um boot lento. É aí então que é preciso cuidar das configurações e recomendações para agilizar o processo.
São várias as configurações e recomendações para otimizar o processo de boot no XP e apresento uma ferramenta que pode auxiliar na análise e otimização desse processo, o Bootvis. Para fazer o download do Bootvis vá no seguinte endereço e depois faça a instalação: http://info.abril.com.br/download/3794.shtml ou http://www.majorgeeks.com/download.php?det=664 .
Depois de instalado o Bootvis, execute-o através do menu Iniciar e em seguida Programas. Marque todas as opções abaixo de Boot List (Figura 1). Em seguida feche todos os aplicativos em uso, volte ao Bootvis e clique no menu Trace e depois clique em Next Boot + Driver Delays (Figura 2). Veja que é possível avaliar também o boot sem carga dos drivers e também no retorno de hibernação e stand-by. Ao clicar em Next Boot + Driver Delays ele exibirá uma pergunta avisando que o sistema será reiniciado (Figura 3). Nessa reinicialização, o Bootvis fará uma análise do boot e depois apresentará gráficos com o tempo necessário para o processo e mostrará um uma linha marrom apresentando o tempo gasto para o processo de boot todo (Figura 4). Registre esse tempo para comparar com o tempo após a otimização.
Execute o Bootvis de novo e agora escolha no menu Trace a opção Optimize System (Figura 2). O computador será reiniciado de novo e ao final registre o tempo de boot nos gráficos, deve haver alguma redução. Em geral, boots que levam mais de 2 minutos podem ser considerados muito lentos, claro que lembrando que o hardware precisa ser adequado, não vá tentar otimizar o boot do XP em um 486, por exemplo.
Veja algumas outras dicas básicas para ter um boot mais rápido no XP:
· Mantenha anti-vírus e anti-spyware instalados e atualizados;
· Mantenha o Windows XP atualizado (atualize com as correções de programas e drivers);
· Desfragmente o disco de vez em quando;
· Desabilite os serviços desnecessários;
· Remova do Menu Inicializar os programas desnecessários.
Veja a seguir algumas telas do Bootvis utilizadas para referência.
Figura 1 – Tela Inicial do Bootvis
Figura 2 – Opção de avaliação de tempo de boot, retorno de hibernação e stand-by e também de otimização
Figura 3 – Aviso de reinicialização para avaliação e otimização
Figura 4 – Tela de avaliação de tempo de boot em 69.55 segundos (antes de otimizar)
Figura 5 – Tela de avaliação de tempo de boot em 30.11 segundos (depois de otimizar)