terça-feira, 7 de agosto de 2007

Bê-a-Bá de 07 de Agosto de 2007

Pessoal, por um engano, as figuras na coluna de hoje saíram trocadas, publico aqui as figuras adequadamente.

Boot(vis) no XP

Ao ligarmos um computador ocorrem vários procedimentos até que ele esteja pronto para uso, isso varia em relação à tecnologia, sistema operacional e alguns outros fatores. No caso de computadores com o Windows XP instalado esse processo é executado após a inicialização e verificação do hardware feito pela máquina, que nós chamamos coloquialmente de boot, diminutivo dos termos em inglês bootstrap e/ou boot loader.
Vários problemas podem ocorrer nesse processo de boot, alguns vírus causam danos exatamente nessa fase, alguns arquivos danificados só apresentam as conseqüências quando damos boot e há quem tenha até calafrios ao desligar e religar o computador para saber se ele está ainda funcionando bem. Para essa preocupação devemos seguir todas as boas práticas de uso e segurança, algumas já comentadas nessa coluna.
Outra preocupação comum dos usuários do Windows XP é ter um boot lento. Sem dúvida, quanto melhor e mais rápido for o computador, maior a chance de ter um boot mais rápido, e o hardware é parte decisiva nesse tempo para o boot; mas mesmo assim algumas máquinas podem ter um boot lento. É aí então que é preciso cuidar das configurações e recomendações para agilizar o processo.
São várias as configurações e recomendações para otimizar o processo de boot no XP e apresento uma ferramenta que pode auxiliar na análise e otimização desse processo, o Bootvis. Para fazer o download do Bootvis vá no seguinte endereço e depois faça a instalação: http://info.abril.com.br/download/3794.shtml ou http://www.majorgeeks.com/download.php?det=664 .
Depois de instalado o Bootvis, execute-o através do menu Iniciar e em seguida Programas. Marque todas as opções abaixo de Boot List (Figura 1). Em seguida feche todos os aplicativos em uso, volte ao Bootvis e clique no menu Trace e depois clique em Next Boot + Driver Delays (Figura 2). Veja que é possível avaliar também o boot sem carga dos drivers e também no retorno de hibernação e stand-by. Ao clicar em Next Boot + Driver Delays ele exibirá uma pergunta avisando que o sistema será reiniciado (Figura 3). Nessa reinicialização, o Bootvis fará uma análise do boot e depois apresentará gráficos com o tempo necessário para o processo e mostrará um uma linha marrom apresentando o tempo gasto para o processo de boot todo (Figura 4). Registre esse tempo para comparar com o tempo após a otimização.
Execute o Bootvis de novo e agora escolha no menu Trace a opção Optimize System (Figura 2). O computador será reiniciado de novo e ao final registre o tempo de boot nos gráficos, deve haver alguma redução. Em geral, boots que levam mais de 2 minutos podem ser considerados muito lentos, claro que lembrando que o hardware precisa ser adequado, não vá tentar otimizar o boot do XP em um 486, por exemplo.

Veja algumas outras dicas básicas para ter um boot mais rápido no XP:
· Mantenha anti-vírus e anti-spyware instalados e atualizados;
· Mantenha o Windows XP atualizado (atualize com as correções de programas e drivers);
· Desfragmente o disco de vez em quando;
· Desabilite os serviços desnecessários;
· Remova do Menu Inicializar os programas desnecessários.
Veja a seguir algumas telas do Bootvis utilizadas para referência.

Figura 1 – Tela Inicial do Bootvis



Figura 2 – Opção de avaliação de tempo de boot, retorno de hibernação e stand-by e também de otimização



Figura 3 – Aviso de reinicialização para avaliação e otimização



Figura 4 – Tela de avaliação de tempo de boot em 69.55 segundos (antes de otimizar)



Figura 5 – Tela de avaliação de tempo de boot em 30.11 segundos (depois de otimizar)