quinta-feira, 26 de abril de 2007

Túnel do Tempo

Você teve um desses? Eu tive um TK 85!
Há 25 anos, em 23 de abril de 1982, era lançado na Inglaterra um pequeno computador pessoal que faria muito sucesso em várias partes do mundo. Custando menos de 100 libras (US$ 200), o ZX Spectrum - fabricado no Brasil sob o nome TK-90X - tomou de assalto o mercado doméstico de microcomputadores.

Pelos padrões da época, era bastante rápido e oferecia recursos poderosos de som, cor, alta resolução, além de uma biblioteca de software com mais de nove mil títulos. Por causa dessas características, o ZX Spectrum ainda vive no imaginário de seus antigos usuários.

Durante a vigência da Reserva de Mercado (entre 1978 e 1991), o entusiasta brasileiro de informática sequer conhecia o que seria um PC, um Macintosh ou um Commodore C64. O que havia aqui eram caríssimas cópias de computadores tecnologicamente defasados, como o TRS-80.

Para comemorar a passagem deste quarto de século, algumas dessas comunidades estão organizando festejos. O site da World of Spectrum (www.worldofspectrum.org) promete o desenvolvimento de novos aplicativos, jogos e até mesmo expansões de hardware para o arcano microcomputador. Já as revistas ZX Format (zxf.magazine.googlepages.com) e Your Sinclair (www.yoursinclair.co.uk), prometem edições comemorativas. Esta última possui também um blog: www.ys3.org. No Brasil, a comunidade ZX mais atuante é o Clube do TK-90X: www.tk90x.com.br.

Relembrar é Reviver! :)
(matéria do site Terra)

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente a idéia de avisar sobre a existência de livros. Dá para aumentar um pouco o comentário sobre cada um ? Abraços, Jorge 03-06-2007. PS.: só soube hoje da existência do seu BLOG.

DBS disse...

Grande Jorginho, dos primórdios da computação!!! Sempre que possível informarei sobre bons livros, fique ligado no Blog! Abração!