quarta-feira, 6 de junho de 2007

Depois de comprar é aprender a usar...

Brasil chega a 40 milhões de computadores

O Brasil atingiu a casa dos 40 milhões de computadores no mês de junho. O dado é de uma pesquisa divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2006, as vendas chegaram a 7,4 milhões de unidades, um crescimento de 20% em relação a 2005. A expectativa para 2007 é um pouco mais modesta, expansão de 16%. O estudo, realizado pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da FGV, trouxe um panorama do setor de informática no país e leva em consideração os mercados doméstico e empresarial. “Nos últimos 18 anos, a média de crescimento no número de computadores foi de 18% ao ano”, afirma Meirelles. Hoje, o computador padrão é vendido a 400 dólares, e a previsão dos otimistas é que as vendas em 2007 atinjam 10 milhões de unidades.

Brasil deve vender mais PCs que TVs este ano

O Brasil deve vender em 2007 mais computadores do que aparelhos de TV pela primeira vez na história do varejo. O pesquisador estima que 19 por cento dos lares brasileiros têm computador, enquanto 60 por cento das residências possuem televisor. Atentas a indicadores como esse, fabricantes, redes varejistas e analistas apontam que o potencial de crescimento das vendas de PCs continua grande e mostram otimismo. Segundo as expectativas da associação que representa a indústria eletroeletrônica (Abinee), as vendas de PCs no país devem crescer 20 por cento este ano, alcançando o patamar de 10 milhões de unidades, depois de terem disparado 46 por cento em 2006, impulsionadas por crescimento econômico, financiamentos no varejo e redução de carga tributária. Caso a previsão da Abinee se confirme, os brasileiros comprarão mais PCs do que televisores em 2007 pela primeira vez. A média histórica das vendas anuais de televisores no Brasil está na casa das 8 milhões de unidades, e crescem em anos de Copa do Mundo, como 2006, quando foram comercializados 10 milhões de aparelhos. A expectativa da Abinee para este ano é de vendas de 9,5 milhões de televisores.

NORDESTE COM FORÇA
A expansão do mercado de PCs não se dá apenas nos grandes e tradicionais centros consumidores do país, na região Sudeste. Ela acontece também em áreas que estão obtendo melhora nos indicadores de renda, como no Nordeste.

EMPURRÃO DO DÓLAR
O otimismo do setor também vem ganhando impulso com a desvalorização da moeda norte-americana, que barateia a aquisição de componentes cotados em dólar. De acordo com o analista Ivair Rodrigues, da consultoria IT Data, cerca de 85 por cento dos custos de um PC no Brasil estão atrelados ao dólar, que do início de maio de 2004 até a final de abril exibe queda de cerca de 30 por cento contra o real.

(matérias da InfoExame)

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