quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Horário de Verão 2007-2008

Como arrumar o relógio para o Horário de Verão 2007-2008 para computadores domésticos e pequenos escritórios? Leia o texto abaixo.

Mais uma vez teremos no Brasil, no próximo domingo, o horário de verão, alguns gostam para aproveitar o fim da tarde, outros não gostam pois acordam no escuro... mas independente dos gostos, os relógios devem ser acertados, e nos computadores também. O novo horário valerá esse ano para o Distrito Federal e para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para aqueles que utilizam versões do Windows, aí vão algumas dicas e detalhes para o acerto.

Em primeiro lugar, verifique se seu computador exibe o relógio no canto inferior direito. Se o relógio não estiver lá na barra de tarefas, siga os passos a seguir para colocá-lo lá. Clique com o botão direito na barra de tarefas, depois em Propriedades e marque a opção Mostrar o relógio e depois clique em Ok (figura 1). Talvez você pense que não precisa se preocupar em acertar o relógio do computador mas lembre-se que agendas, calendários, planilhas, documentos, e-mails e tudo mais que precisar de referência de horário vai ficar com a hora errada e pode causar problemas depois. As versões do Windows (XP Home, XP Professional, Vistas, Windows 2000, Windows 2003) já vêm com sua configuração de Fuso Horário com a informação de quando se inicia e termina o horário de verão. Veja na tabela abaixo a diferença do que está configurado no Windows com as datas divulgadas pelo governo para esse ano e anos anteriores. Em inglês o nome para horário de verão é Daylight Savings Time, por isso que se usa a abreviação DST para determinados fusos. Existe um artigo muito interessante sobre essas mudanças que pode ser acessado através do seguinte link: http://support.microsoft.com/kb/914387 .



Como essas datas costumam mudar no Brasil (ano passado começou em novembro devido às eleições, lembra?) é bom que saibam que se nada for acertado no seu Windows, ele entrará incorretamente no horário de verão apenas no dia 21 de outubro ou primeiro de novembro se ainda estiver configurado como feito no ano passado. Relembrando então que o horário de verão para o período de 2007/2008 inicia dia 14 de outubro a zero hora e termina 16 de fevereiro às 24:00 horas.

A forma mais fácil e manual de mudar isso é simplesmente acessar a área de acerto de horário no Windows e mudar o horário no dia 14 (adianta uma hora) e no dia 16 de fevereiro (volta uma hora). Mesmo assim deve-se então desmarcar a opção de Horário de Verão para que ele não faça isso automaticamente de novo. Para acessar a ferramenta de acerto de horário e data, clique em Iniciar, Configurações, Painel de Controle e Data e Hora. Depois navegue pelas Abas Data e Hora e Fuso Horário (figura 2). Se for fazer manualmente o acerto, então desmarque a opção Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão. Lembre-se que para mudar a data e hora do computador é necessário ter privilégios adequados para isso (ser administrador da máquina).

As informações de fuso horário e datas de início e término estão armazenadas no registro do Windows e podem ser editadas mais facilmente com uma ferramenta feita para isso chamada de Windows Time Zone Editor (TZEDIT.EXE). Com essa ferramenta é possível criar novos fusos e editar os existentes. Para editar o fuso de Brasília (-3 horas GMT) obtenha a ferramenta (através do link citado acima) e execute-a rodando o arquivo citado acima. Para editar o fuso de Brasília adequando às datas de horário de verão, siga os seguintes procedimentos. Abra o TZEDIT, procure o fuso de Brasília e clique em Editar. Em seguida marque a opção Automatically set Daylight Saving Time e especifique para o campo Start Day como Second Sunday of October e para o campo Last Day como Third Sunday of February e deixe o campo At dos dois em zero hora. Marque também no campo Daylight Bias como +01:00. Clique em Ok e depois Close (figura 3). Pronto, com isso, nas datas corretas o computador acertará o horário automaticamente, e lembre que para isso deve estar marcada a opção Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão na configuração da Aba de Fuso Horário em Data e Hora do Painel de Controle.
Para quem precisa acertar o relógio de vários computadores, pode-se usar arquivos de registro exportados (.REG) com a criação de um script e também distribuir através de políticas para quem trabalha com domínios (no link citado estão também as orientações). A Microsoft deve lançar uma correção para as versões do Vista na qual acertaria as datas através das atualizações (Windows Update) mas sem data definida ainda.

Figura 1


Figura 2


Figura 3

Nenhum comentário: